• 2022 – 2023: Tecer e integrar: as relações intergeracionais nas entrelinhas do saber-fazer crochê
     – Descrição: O projeto objetiva desenvolver habilidades do saber fazer crochê em estudantes de graduação; ampliar o espaço para a promoção da saúde mental de estudantes da universidade; construir um espaço para a criação, sensibilidade e trocas de conhecimentos entre idosos e jovens; favorecer o conhecimento e a valorização cultural da técnica do croché em gerações mais jovens; contribuir com a formação através da ampliação do conhecimento sobre os recursos adaptativos para o uso do crochê com pessoas com condições crônicas. EDITAL PRG/Santander 01/2022 INCENTIVO ÀS ARTES E ESPORTES – Edição 2022.

         – Alunos envolvidos: Graduação: (4).
         –  Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador / Elke Tiegui Baldo – Integrante / Rita Cristina Sadako Kuroishi – Integrante.
         –  Financiador(es): BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. – Auxílio financeiro.
  • 2016 – 2017
– Projeto de Inclusão Digital de idosos – PIDI
Descrição: As mudanças da sociedade tecnológica impõem aos idosos o desafio de adaptar-se para o uso pleno da tecnologia digitais com independência e autonomia. Objetivos: instrumentalizar idosos sobre o conhecimento e utilização de equipamentos digitais utilizados no dia-a-dia. Especificamente busca-se introduzir e ampliar o conhecimento sobre os equipamentos utilizados diariamente tais como computador, tablets e internet, aparelhos celulares, controles remotos entre outros dispositivos; capacitar jovens universitários para o trabalho com idosos no âmbito da literácia/alfabetização digital, além do desenvolvimento de recursos e estratégias para a facilitação do ensino e aprendizagem destes; aprimorar habilidades e competências cognitivas e procedimentais no que se refere à TICs; divulgar informações dentro e fora de ambientes computacionais acerca da inovação, ciência e tecnologia da comunicação e informação. O PIDI tem sido um importante espaço para a realização da extensão universitária e já beneficiou mais de 600 idosos desde 2010. No PIDI tem sido desenvolvidos projetos de pesquisa no âmbito da graduação e pós-graduação com relevante produção científica.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4

 

– Projeto de Oficina de Memória e Música para Idosos

Descrição: A Oficina de Memória e de Música para Idosos objetiva o conhecimento sobre a produção musical brasileira e como ela se insere no imaginário social dos idosos, uma vez que ancoram as vivências dos sujeitos. Especificamente buscas e desenvolver atividades voltadas à discussão das músicas, de canto e discussão sobre temas relacionados ao desenvolvimento humano especificamente à velhice, os ritmos musicais, a política retratada na música, a música regional, dentre outros aspectos. Busca ainda promover a co-educação de gerações e a transmissão do conhecimento cultural entre gerações através das músicas e jogos musicais..

Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 – 2016
– Projeto Itinerante de Inclusão Digital Para Idosos – PIDI-I
Descrição: instrumentalizar idosos sobre o conhecimento e utilização de equipamentos eletroeletrônicos utilizados no dia-a-dia. Especificamente busca-se introduzir e ampliar o conhecimento sobre os equipamentos e tecnologias utilizadas diariamente tais como computador e internet, aparelhos celulares, controles remotos entre outros dispositivos; capacitar jovens universitários para o trabalho com idosos no âmbito da criação e desenvolvimento de recursos e estratégias para a facilitação do ensino e aprendizagem destes; aprimorar habilidades e competências cognitivas e procedimentais no que se refere à TIC; divulgar informações dentro e fora de ambientes computacionais acerca da inovação, ciência e tecnologia da comunicação e informação..

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador / Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques – Integrante.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
– Oficina de Jogos para Idosos
Descrição: O projeto de oficina de jogos para idosos – POJI busca favorecer a relação e o desenvolvimento cultural de idosos e jovens através de um processo de educação recíproca utilizando a ludicidade, os jogos, como mediação..

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
– Projeto de Inclusão Digital de Idosos
Descrição: instrumentalizar idosos sobre o conhecimento e utilização de equipamentos eletroeletrônicos utilizados no dia-a-dia. Especificamente busca-se introduzir e ampliar o conhecimento sobre os equipamentos e tecnologias utilizadas diariamente tais como computador, tablets e internet, aparelhos celulares, controles remotos entre outros dispositivos; capacitar jovens universitários para o trabalho com idosos no âmbito da criação e desenvolvimento de recursos e estratégias para a facilitação do ensino e aprendizagem destes; aprimorar habilidades e competências cognitivas e procedimentais no que se refere à TICs; divulgar informações dentro e fora de ambientes computacionais acerca da inovação, ciência e tecnologia da comunicação e informação..

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador / Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques – Integrante.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5

  • 2013 – 2014
– Projeto de Inclusão Digital de Idosos – PIDI
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador / Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques – Integrante.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10

 

– Projeto Oficina de Memória para Idosos
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 – 2013
– Projeto Oficina de Memória para Idosos
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3

 

– Projeto Oficina de Memória para Idosos
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 – 2012
– Inclusão Digital de Idosos: Tecnologias de Informação e Comunicação para a Qualidade de Vida
Descrição: Objetivos: instrumentalizar idosos sobre o conhecimento e utilização de equipamentos eletro-eletrônicos utilizados no dia-a-dia. Especificamente busca-se introduzir e ampliar o conhecimento sobre os equipamentos e tecnologias utilizadas diariamente tais como computador e internet, aparelhos celulares, controles remotos entre outros dispositivos; capacitar jovens universitários para o trabalho com idosos no âmbito da criação e desenvolvimento de recursos e estratégias para a facilitação do ensino e aprendizagem destes; aprimorar habilidades e competências cognitivas e procedimentais no que se refere à TICs; divulgar informações dentro e fora de ambientes computacionais acerca da inovação, ciência e tecnologia da comunicação e informação.

Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador / Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 – 2011
– Projeto de Inclusão Digital de Idosos – PIDI
Descrição: Trata-se de um projeto de extensão universitária, fomentado pelo CNPq no edital extensão inovadora REID-Casa Brasil 2011 e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que visa a instrumentalização de idosos para o uso de equipamentos eletroeletronicos do cotidiano como celulares, computadores, controle remoto, equipamentos de cuidado à saúde entre outros.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador / Valéria Meireles Carril Elui – Integrante / Danielly de Oliveira Silva – Integrante / Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques – Integrante / Taiuani Marquine Raymundo – Integrante / Mariana Pantoni Santana – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 29
– INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS
Descrição: O advento da internet e das novas tecnologias, cria uma nova forma de obter informação, raciocínio, lazer e socialização. Porém, também gera uma nova forma de exclusão, a exclusão digital. Vítimas deste preconceito, pessoas adultas, terceira idade e idosas, devido a inacessibilidade e a limitações impostas pela idade, não conseguem acompanhar os avanços tecnológicos a que são expostas diariamente. Objetivos: instrumentalizar idosos sobre o conhecimento da tecnologia utilizada no dia-a-dia. Especificamente busca-se introduzir e ampliar o conhecimento sobre as tecnologias utilizadas diariamente tais como computador e internet, aparelhos celulares, controles remotos entre outros dispositivos. Materiais e métodos: participarão deste projeto 15 sujeitos idosos, no período de seis meses, divididos em 2 encontros por semana com duração de 3 horas. A metodologia constará de aulas teórico-práticas para a utilização de aparelhos eletro-eletrônicos aos quais os participantes identifiquem serem de uso frequente e que estes apresentem dificuldade no manuseio dos mesmos. Além das aulas sobre a utilização dos aparelhos citados, será desenvolvido um programa de utilização de computador com o conhecimento introdutório sobre hardware e software, Windows, internet e Microsoft Word e Power Point. Análise: Os idosos responderão a um questionário buscando avaliar o projeto e as estratégias de incorporação do uso destes equipamentos no cotidiano.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador / Rodrigo Souza Reis – Integrante.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9

  • 2008 – 2009
– Oficina de Memória para Idosos
Descrição: A Oficina de Memória objetiva o conhecimento do idoso sobre a memória e a importância desta capacidade para a vida cotidiana, colocando o indivíduo idoso como protagonista de sua própria história. Especificamente busca-se ampliar o conhecimento sobre o funcionamento da memória e de outras funções mentais e correlacionar ao processo de envelhecimento. Tem por meta a ação de compartilhar vivências, fortalecer o trabalho de rememoração e resgate de vivências passadas, facilitar a ressignificação destas vivências no presente e promover a co-educação de gerações e a transmissão do conhecimento cultural entre gerações.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 12

  • 2007 – 2008
– Oficina de Memória para Idosos
Descrição: Trata-se de um projeto de oficina de memória para idosos, de natureza extensionista, fomentado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que visa a promover ao idoso conhecimento sobre a memória e a importância desta capacidade para a vida diária; ampliar o conhecimento sobre o funcionamento da memória e de outras funções mentais;correlacionar o funcionamento da memória e as funções mentais ao processo de envelhecimento; compartilhar vivências, fortalecer o trabalho mnemônico e facilitar a o significado destas vivências no presente; promover a co-educação de gerações e a transmissão do conhecimento cultural entre gerações. 5) Planejar e aplicar atividades que estimulem a memorização, outras funções mentais e socialização do idoso no grupo e que este seja capaz de transferir o conhecimento na vida cotidiana.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Carla da Silva Santana Castro – Coordenador.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 15